PROJETOS

VEJA ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA EJA DO TURNO NOITE

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FIGUEIREDO CORREIA RUA FIGUEIREDO CORREIA, 258 – CENTRO VÁRZEA ALEGRE – CE e-mail: figueiredocorreia2009@hotmail.com Fone: 088 3541 39 54 Professora REGINALDA - EJA Turno Noite, agosto de 2011.

PROJETO

A INFORMÁTICA NA EVOLUÇÃO DA ERA DIGITAL

PÚBLICO ALVO - EJA III, IV

APRESENTAÇÃO


Vivemos em um mundo onde a cada dia é mais utilizado o uso de tecnologias e mídia, com isso surge uma necessidade de atualizar-se para poder estar incluso no meio de vida da sociedade.


O projeto ora apresentado concentra-se em analisar as teorias do processo de informática. Vive-se em tempo de comunicação rápida, de novas maneiras de organização de mensagem. Essas transformações na comunicação exigem das pessoas cada vez mais, o pleno domínio de diferentes linguagens.  

Ao mesmo tempo em que são capacitados no campo da informática, os mesmos tenham a oportunidade de repensar sobre as tecnologias de ontem e de hoje, integrando esses conceitos no cotidiano da escola e de sua vida pessoal e profissional.
O computador e a internet chegaram, cabe ao professor utilizá-los para transformar a escola em um espaço de aprendizagem significativa, ou seja, aprender a aprender.



JUSTIFICATIVA

Pensar em uma educação de melhor qualidade, foi criado um projeto de inclusão digital, assim, está sendo implantado um mini-curso de informática, com conteúdos básicos, mas de grande importância para o conhecimento do aluno nessa área tecnológica.
Considerando a transformação do ser humano e do mundo como um avanço na informação, é que, no final do século XX, a Revolução Industrial deu lugar à Revolução da Informática, pensando nisso é que esse Projeto (MINICURSO) foi idealizado, visando uma maior transformação da sociedade.
A Revolução da Comunicação ultrapassou as barreiras do tempo e dos espaços, diminuiu as distancias, a internet modificou as relações sociais, a humanidade sempre desenvolveu tecnologias para facilitar a vida.
Sendo esse um assunto relevante para a vida dos educandos e de responsabilidade de todos que compõem a comunidade escolar, e a escola dispõe desses novos recursos, por que não utilizá-los de maneira dinâmica, lúdica e prazerosa. Muito tem sido discutido sobre o acesso dos alunos aos meios de informação, é necessária a utilização dos mesmos como caminho para o crescimento e a obtenção de resultados satisfatórios.
Por meio de aulas práticas e dinâmicas os alunos podem ter um contato com o computador, sendo que a grande maioria não possui acesso a tecnologia, o curso dá oportunidade de aprendizagem e envolvimento com o conteúdo. Os programas como Word, Excel, são de grande importância, pois futuramente o aluno poderá utilizar em seu meio de trabalho, por isso da importância de dar o suporte necessário ao aluno, pois o que formamos agora será o indivíduo que a sociedade terá futuramente.


OBJETIVOS

Proporcionar aos alunos maior facilidade de acesso ao conhecimento da informática dando um novo sentido aos conteúdos, enfatizando a utilização dos programas disponíveis na rede mundial de computadores, incentivar os mesmos a usá-los como suporte pedagógico eficaz e transformador. Exercitar habilidades, favorecer a apropriação dos conceitos de informática e a troca de ideias e informações.


METODOLOGIA

Atividades coletivas e individuais;
Leitura e discussão de texto sobre a temática;
Dinâmicas;
Aulas áudio visual;
Filmes;
Músicas;
Produções de textos;
Debates da apostila de informática;
Aulas expositivas e orais;
Aula teórica e prática;
Produção de charge e tirinhas;
Apresentação dos trabalhos produzidos.

RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS
Mediador;
Coordenador;
Alunos;
Equipamentos de multimídias;
Livro didático;
Fotocópias;
Apostilha de informática;
Papel ofício, cartolina, pincel, caneta, quadro negro, giz, apagador e outros.
ÁREA DO CONHECIMENTO
Linguagem e Códigos/ língua portuguesa.

AVALIAÇÃO
Participação nas discussões durante todo o período da realização do mini curso a informática na evolução da era digital.

RESULTADO FINAL
Apresentação dos trabalhos produzidos (produção de textos, uma maquete de um computador);
Elaboração de charges e tirinhas;
Emissão de um certificado

REFERENCIAL TEÓRICO
ARAÚJO, Rafael. Informática: Concursos Públicos. Editora LCR, Fortaleza: 2007.
BRASIL, Ministério da Educação. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental. 2002.
EJA 9O ano, volume 4, 2 ed. São Paulo: IBEP, 2009.
MANUAL DE APOIO, N0 5. Fortaleza, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará- SEDUC e Cooperativa de Profissionais em Educação.
SARMENTO, Leila Lauar. Português; leitura, produção, gramática. 1ed. São Paulo: moderna, 2002.
SARMENTO, Leila Lauar. Português; leitura, produção, gramática. 2 ed. São Paulo: moderna, 2006.

VÁRZEA ALEGRE-CEARÁ
JUNHO-2011

Cada dia é um começo...Outra oportunidade para aprendermos mais sobre nós mesmos, Para realizarmos mais do que pensávamos que conseguiríamos, Para sermos mais,sempre mais do que fomos antes!
                                                                               Martha Toffolo

PROJETO

PUBLICIDADE SINGULARIDADE DE PERSUASÃO

PÚBLICO ALVO - Alunos da EJA III e IV

APRESENTAÇÃO

O ensino da EJA é uma etapa de conclusão da educação básica.Ele é decisivo para a vida de cada um dos jovens e cada um dos jovens cuja aprendizagem escolar está sob nossa responsabilidade.O nosso grande desejo é que todos cheguem ao final com sucesso.
Daí a idéia deste projeto que se constitui no ato de aprender,e aprendendo é que nossos alunos poderão iniciar outras caminhadas muito importantes.Terão,assim,mais oportunidades de conhecer o mundo da publicidade e suas singularidades de persuasão e de poder ingressar neste espaço publicitário ou seja,no mercado de trabalho.
Nesta caminhada rumo ao sucesso,é essencial que os alunos tenham um bom domínio das habilidades persuasivas,visto que,o mercado de trabalho requer pessoas capacitadas dentro das áreas de atuação,e que o mesmo busque em se, as suas capacidades das quais seja capaz de contribuir para promover o seu crescimento pessoal e profissional,buscando apropriar-se dos espaços e das oportunidades oferecidas,isto por que o mesmo só alcançará a sua plenitude profissional se tiver empenho,dedicação,confiança e outros anseios almejados.
No entanto,é necessário o empenho para superar as grandes lacunas que fazem parte do processo de trabalho,por exemplo,a profissionalização,o primeiro emprego,esforço,comprometimento em todas as etapas da vida.

JUSTIFICATIVA

O texto publicitário é bastante representativo do discurso persuasivo.Por meio das mais diferentes estratégias argumentativas, a publicidade,de modo geral,busca predispor o leitor ao consumo.
Diante dessa conclusão,constatou-se a necessidade de desenvolver esse projeto,consolidando as habilidades e as competências básicas imprescindíveis para a preparação dos alunos no campo da publicidade.
De maneira específica,trata-se de uma ação conjunta e articulada de todos os segmentos da escola.Esse projeto ganha concretude na ação da publicidade e suas singularidades persuasivas,o mesmo parte de um programa de ensino,desenvolvido pela professora Reginalda Batista Viana,nas turmas da EJA III e IV da EEF Figueiredo Correia.

OBJETIVOS

Buscar uma articulação entre imagem e texto estimulando a percepção verbal e visual, buscando desenvolver a capacidade lógica,conhecer um pouco do mundo da publicidade,apreciar alguns textos publicitários e estimular o gosto e o respeito pela publicidade.

METODOLOGIA

Aula expositiva e dialogada;
Trabalhos individuais e em grupo;
Produções de textos publicitários;
Leituras de textos sobre o assunto;
Apreciação de alguns textos publicitários;
Produções de cartazes e maquetes;
Produção e resoluções de questões a respeito do assunto em debate;
Simulação de situações que envolve a publicidade;
Exposição dos trabalhos produzidos.

ÁREA DO CONHECIMETO
Linguagem e Códigos/Língua Portuguesa

AVALIAÇÃOESES
Dar-se-á durante todo o processo observando o interesse e a participação dos alunos.ESESES

RESULTADO FINAL
Exposição dos trabalhos produzidos: cartazes,maquetes;
Simulação de situações publicitárias;
ES
REFERENCIAL TEÓRICO

BORGATTO, Ana Maria Trinconi;BERTIN,Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI,Vera Lúcia de Carvalho.TUDO É LINGUAGEM.2 ed.,São Paulo:Ática,2009.ESES
CARPANEDA,Isabella;BRAGANÇA,Angiolina.VIDA NOVA:ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.1 ed.;São Paulo:FTD,2007, p. 03.


PROJETO

PUBLICIDADE SINGULARIDADE DE PERSUASÃO
Professora Reginalda Batista Viana